7 dicas para criar um bom portfólio publicitário

Conseguir a aprovação de um Diretor de Criação pode ser difícil, mas não é impossível. Por isso, este post traz ótimas dicas sobre como criar um bom portfólio publicitário. Não são regras, são dicas que podem ser adaptadas à realidade de cada profissional para que sejam aproveitadas da melhor forma possível.

1. Mãos à obra!
Primeiro, é necessário deixar a preguiça de lado e começar a criar as peças para seu portfólio. É algo trabalhoso de se fazer, mas pode render ótimos frutos. E lembre-se: acomodação e preguiça não são peças que combinam com um bom portfólio.

2. Como atingir objetivos se não existe alvos? 
Mantenha o foco na área que você quer atuar. Se ainda não sabe, procure criar peças equilibradas. Nada de portfólio para área de redação, mas com excelente direção de arte e um texto pobre, que quase não aparece. O mesmo vale para quem quer criar um portfólio para direção de arte, mas no portfólio tem maior preocupação com o texto e o visual fica um pouco de lado. Então, o importante é ter foco, fazer um trabalho equilibrado, mas que a sua área de interesse esteja evidente.

3. Não é apenas um rostinho bonito
Tem que ter conteúdo. Um bom portfólio é aquele que, além de bonito e organizado, sabe expressar uma boa ideia e apresenta de alguma forma como foi o processo criativo da peça. É bom para quem está visualizando seu trabalho saber como você chegou à ideia final.

4. Estar sempre a postos
Estar pronto para apresentar o portfólio é importantíssimo. Afinal, estão sempre surgindo oportunidades para apresentá-los, seja em eventos – como o VARAL, por exemplo – ou até mesmo em entrevistas de emprego. Não seja pego de surpresa, esteja com seus trabalhos bem encaminhados.

5. Essa peça é bonitinha, mas…
Nada de bonitinha ou bonitinho. Você tem que ter certeza das peças que vai selecionar para seu portfólio. Trabalhe com temas profissionais, que terão poucas chances de passarem despercebidos por quem está analisando suas criações.

6. Quem é vivo sempre aparece
Esteja visível. Crie seu portfólio online, existem diversas plataformas para isso. Compre o domínio (nome) do seu site. Os preços de domínios são bastante acessíveis e com um domínio próprio é mais fácil de indexar sua página nos sites de busca.
Mesmo que você não tenha ainda o portfólio pronto, é melhor comprar. Assim, você já terá um domínio guardado, sem correr o risco de alguém usar o nome que você queria.

7. Quem acredita sempre alcança
Confie em si, não deixe o medo tomar conta da situação. Não seja tão crítico com seu próprio trabalho a ponto de colocar defeito em tudo. Encoraje-se. Afinal, como você vai vender sua ideia se nem mesmo você acredita nela?

Boa sorte e que as dicas acima ajudem você a criar seu portfólio (ou melhorar, caso já tenha).

Leave a comment